O Setor Juventude é “um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto”. Ou seja, é ambiente de diálogo, em que todos se expressam, visando a um objetivo comum: a evangelização da juventude.O respeito à pluralidade faz parte da essência do Setor Juventude. O que isso significa? Para fazer parte, não é preciso abandonar as características típicas dos movimentos e seguir um padrão homogêneo e pré-estabelecido. Cada expressão possui uma identidade e isso é uma riqueza! Em conjunto, respeitando as diferenças, iremos pensar e estruturar como será o trabalho com os jovens em nossa Arquidiocese de Niterói. Cada experiência de evangelização juvenil, mesmo participando do setor, mantém sua organização e atividades próprias.
Organização
Na Arquidiocese de Niterói, o Setor Juventude está estruturado assim:
Em âmbito arquidiocesano, são quatro coordenadores jovens e um padre assessor. As funções assumidas por eles são: coordenação, vice-coordenação, secretaria, finanças e comunicação.
Em cada um dos seis vicariatos (Alcântara, Lagos, Niterói, Oceânico, Rural e São Gonçalo) há cinco coordenadores jovens, além de um padre assessor (o número de coordenadores pode ser menor, de acordo com a realidade vicarial).
Em âmbito paroquial, compõem o Setor pessoas de todos os movimentos jovens existentes nas paróquias. Dentre os participantes de todas as expressões juvenis paroquiais, o pároco deve escolher dois representantes (não necessariamente os coordenadores dos movimentos) para participarem das reuniões mensais de cada vicariato.
Reunião
Mensalmente, ocorrem as reuniões arquidiocesanas e vicariais do Setor Juventude, com a presença dos coordenadores jovens, de representantes de movimentos juvenis, além dos padres assessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário